8 de maio de 2006

Foi ao deambular por entre aqueles verdes e frescos castanheiros que o encontrei, estava escondido entre uma raiz e uma pequena pedra, e parecia não querer falar com quem quer que fosse…não dei sinal da minha presença, fiquei apenas a observá-lo, a vê-lo executar a sua tarefa. Não sei bem o que fazia, mas sei que o efectuava cuidadosamente como se de algo frágil se tratasse. Fiquei ali por muito mais tempo e acabei por me sentar na grande saliência de uma das árvores mais próximas. Só se ouvia o correr do próximo riacho, o ruído do vento nas folhas, o chilrear dos pequenos pássaros que por ali voavam e o bater do metal na pedra.
Quando o sol já se escondia por detrás das copas, levantou-se … continuei a contemplá-lo silenciosamente e só após ter banhado as suas mãos no pequeno curso de água se dirigiu a mim:
-O que achas? Ficou bonita? - inquiriu apontando para o que estivera a fazer e que agora terminado sugeria algo inexistente.
-Vejo que não consigo surpreender-te! Gosto, porém não entendo o que é.
-Como podes gostar de algo que simplesmente desconheces?
-Desenvolve a minha imaginação, tudo o que o consegue merece o meu apreço. Mas e então, do que se trata?
-Também não sei muito bem, é uma escultura, é algo e acabaste de comprovar que realmente resulta…pode ser tudo o que quiseres…
-Para um gnomo és demasiado esquisito.
-Olha quem fala, não é qualquer humana que tem o prazer de me conhecer e muito menos de me poder observar durante a execução das minhas obras.
-Tens razão. E agora, o que vais fazer?
-Vou levá-la para o atelier, colocá-la junto às outras.
-Posso acompanhar-te?
Assentiu com a cabeça e assim seguimos ao longo do carreiro iluminado pelo luar que abria caminho por entre as copas dos já escassos, agora que nos aproximávamos do descampado, castanheiros.
Um pouco mais à frente surgiu-nos uma pequena casinha. Tinha uma única janela ao lado de uma pequena porta, e duas trepadeiras que lhe davam um ar antigo. Era o seu lar. Despedimo-nos.
Continuei em frente, a civilização aguardava-me. Ainda não fora desta vez que conhecera o interior do seu abrigo.

1 comentário:

Tits and Acid disse...

;) episódio de uma bela história que virá