8 de abril de 2009

Rubrica: A Day - A Movie (6)

Slipstream - Anthony Hopkins (6,4/10)


Slipstream vem juntar-se, na minha mente, a Magnolia e 2001 A Space Odyssey. Não que tenham algo em comum. Apenas porque se mantém indecifráveis. A minha perspicácia não me permite perceber o seu conteúdo com uma ou duas visualizações.
No entanto, neste filme, compreende-se a razão de tal confusão. Toda a história (ou algo semelhante) pretende mostrar a personalidade alterada de um argumentista que vive entre o real e o que inventa. Nada mais complexo, e no entanto simples, do que colocar as personagem da nossa vida num papel e ao mesmo tempo deixar que as que acabamos de criar se infiltrem no nosso dia-a-dia.
Com uma sucessão de flashbacks Históricos e históricos, imagens a cores ou a preto e branco, troca de tons, repetições sonoras, frases imaginadas como se algum dia tivessem sido ditas, deja vú, e muitas mais sobreposições gráficas, Anthony Hopkins coloca-nos no interior da cabeça de um homem (representado por ele próprio) que vive em dois mundos.
Entramos de rompante e somos mantidos num clima caótico, nui sonho acordado. Num sonho que parece nunca acabar. Porque apesar dos curtos 93 minutos de rodagem, o tempo parece demorar em cada cena por mais rápida que seja...

Sem comentários: